Sobre a Santa Casa

Fachada Santa Casa de Pontal
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pontal foi fundada em 30 de junho de 1939. Inicialmente, o hospital foi coordenado por freiras vindas de outras cidades, que prestavam assistência aos enfermos.
 
A entidade teve como primeiro provedor o cidadão Francisco Frascino, que residia com sua família na Fazenda Barbacena, onde, hoje, está localizado o distrito Vila Walter Becker, no município de Pontal. À época, uma de suas filhas, Rachelle Frascino, adoeceu de meningite; porém, sem assistência hospitalar na cidade, acabou vindo a óbito muito jovem.
 
Mesmo com toda tristeza, Francisco transformou a dor da perda da filha em amor e doação. Foi então que mobilizou a sociedade pontalense para construção de um hospital no município. As famílias Reis e Schmidt merecem destaque neste contexto, pois doaram o terreno onde hoje está construída a Santa Casa.
Considerada uma entidade filantrópica, a Santa Casa de Pontal presta atendimento, majoritariamente, aos pacientes oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde). Em menor escala, convênios médicos também são atendidos pelo hospital, dentre eles, a Sermed Saúde. Seu custeio é feito por meio de repasses mensais feitos pela Prefeitura Municipal, além de subvenções estaduais e federais, emendas parlamentares e faturamento junto aos convênios.
 
Desde 2021, a Santa Casa encontra-se sob intervenção e tem sua gestão realizada por uma Comissão Interventora composta por membros do Poder Público e da Sociedade Civil, que têm a transparência de seus atos em constante publicidade, sob a fiscalização da Prefeitura Municipal e do Ministério Público.